8.6.10

Mancha de Depilação

1. Por que a pele pode escurecer com a depilação?
Porque, independentemente do método escolhido, depilar sempre provoca um trauma na pele. Mesmo o creme depilatório, que não tem a puxada da cera, resseca a região, por causa dos ativos que destroem o pêlo. Quando a pele é agredida, pode haver o aumento na produção de melanina e ela escurecer.

2. Existe um tipo de pele mais propensa a manchar?
Sim. Quanto mais escura for, mais melanina tem. Portanto, maior a probabilidade de escurecimento.

3. Tem algum método de depilação que ofereça menor risco de escurecer a pele?
Apesar de todos os métodos agredirem a pele de alguma maneira, o grau de agressão varia. O uso da lâmina, no sentido do crescimento do pêlo, é um dos menos traumáticos, apesar de o resultado durar pouco. A cera quente é o mais agressivo, pois traumatiza a pele com o calor e com a puxada. Já a depilação definitiva é bem segura, não causa traumas nem manchas.

4. Há alguma maneira de prevenir essas manchas?
Você pode conversar com o dermatologista sobre alguns cremes pós-depilatórios manipulados, feitos com ingredientes antiinflamatórios, como o peróxido de benzoíla. Isso não impede que as manchas apareçam, mas diminui a probabilidade.

5. Se a pele já está escura e manchada, há solução?
Sim. Se as manchas forem recentes, o dermatologista pode tentar cremes clareadores, normalmente à base de ácido kójico e hidroquinona, com concentrações que variam dependendo do tipo da pele e da mancha. Nas marcas mais antigas, uma saída é o peeling químico, associado com aplicações de laser e luz pulsada. O método escolhido e o número de sessões vai variar, dependendo do local, da pele e do escurecimento.

Fonte: http://boaforma.abril.com.br/beleza/rosto/mancha-depilacao-531272.shtml

Um comentário:

¤(`×[¤ Juzinhah ¤]×´)¤ disse...

BOAS DICAS.. eu to precisando ir num dermatologista mesmo, to achando que o meu buço está ficando escurecido, pode ser por causa da depilação...