6.9.11

Aveia em flocos, farelo ou farinha?



A aveia é tão rica em nutrientes que passou a ser considerada um alimento funcional. Não à toa… O cereal é da turma da faxina das artérias. É famoso por seu p oder anticolesterol, mas também é ótimo para os hipertensos. A betaglucana, uma das suas fibras, além de dissolver a gordura maléfica, melhora a circulação sanguínea e, assim, ajuda quem vive com a pressão nas alturas. Tem mais: ela fortalece nossas defesas contra bactérias e nos protege de tumores. Mas não é por isso que dá pra se esbaldar com essa delícia. A aveia, por incrível que pareça, é bastante calórica.

Variedades

Flocos: o grão é prensado integralmente — um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes.

Farelo: esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras betaglucanas. EIdeal para ser usado em massa de pães, bolos e companhia.

Farinha: obtida da parte mais interna do grão e, assim, perde na carga de fibras. Usada nas receitas de pães, panquecas e bolos, sendo até uma alternativa à farinha de trigo.

Porção ideal: Recomenda-se a ingestão de 30 gramas de aveia por dia, ou seja, 3 colheres de sopa.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/tag/colesterol/

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